Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

TIBRA - Tradutores e Intérpretes do Brasil

O TIBRA é um grupo formado por tradutores e intérpretes de todo o Brasil que tem como objetivo difundir esta profissão tão importante. Conheci o grupo através do seu coordenador, Rodrigo Farias, Intérprete e Tradutor de Alemão, que reside em Paulista/PE. Rodrigo entrou em contato comigo em busca de informações sobre a Libras - Língua Brasileira de Sinais e em como atuam os profissionais desta área aqui em Rondônia. A princípio não entendi direito a relação do TIBRA com a Libras,  mas em algumas longas conversas com o Rodrigo vi que iniciava ali um novo caminho de aprendizado. 

A área de interpretação de Libras em Rondônia ainda é deficiente. São pouquíssimos profissionais para tanta demanda. Para se ter uma ideia este ano foi realizado o 1º concurso público para Tradutor e Intérprete de Libras na Universidade Federal de Rondônia, assim como na Prefeitura de Porto Velho. O governo do Estado contratou 8 Intérpretes, com contrato emergencial, ou seja, por tempo determinado. Então, vejo como de extrema relevância esta iniciativa do Grupo TIBRA em difundir esta profissão e incluir os profissionais que atuam diretamente com os surdos, que são os intérpretes. 

Rondônia tem uma associação voltada para estes profissionais, que é a APPIS - Associação dos Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos de Rondônia, da qual sou Diretora de Assuntos Pedagógicos e isso está sendo determinante para o reconhecimento da profissão de Tradutor e Intérprete, bem como para o Professor Bilíngue, outro profissional pouco conhecido e menos ainda valorizado.

O Grupo TIBRA realizou em 2011 o 1º Encontro de Tradução de Pernambuco e o 2º Encontro já tem data: 28, 29 e 30 de setembro de 2012 e será realizado em Recife/PE. Neste encontro a Libras terá espaço pois, afinal, é uma língua como qualquer outra. E se tudo der certo estaremos lá, com oficinas, palestras, levando o nome de nosso Estado, com muito carinho e divulgando o nosso movimento para a criação das Escolas Bilíngues para Surdos. 

Assim que tiver mais informações sobre o evento divulgaremos aqui. Quem tiver interesse em conhecer melhor o TIBRA é só acessar através do perfil do Facebook do Grupo: http://www.facebook.com/groups/tradutorespe/

Rodrigo Farias
Diretor-Presidente do Grupo TIBRA


Parabéns ao Rodrigo Farias e a todo o Grupo TIBRA por este importante passo dado. Contem com nosso apoio.






7 comentários:

  1. Amiga Lene,

    muitíssimo obrigado por suas palavras. Sinto-me honrado e já com saudades das longas conversas, onde ambos expressamos nossas ideias e desejos frente ao que escolhemos ser: professor, tradutor... ou melhor, um facilitador da compreensão..uma ponte entre culturas.

    Agradecido por demais com cada linha exposta aqui nesta sua nota.

    Aguardo ansiosamente o dia da confirmação da vinda de vocês três para NOSSO (meu,tu e das meninas) evento. Um verdadeiro "Encontro" :D

    grande abraço e continuemos estudando,aprendendo e ajudando!

    seu amigo e admirador de seu belíssimo trabalho,

    Rodrigo Farias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto falta, mas o tempo, aff, não está muito do nosso lado, hehehe. Espero que dê tudo certo para que eu, a Ariana e a Indira possamos mostrar nosso trabalho no encontro em setembro. O espaço é seu para divulgar o Grupo TIBRA, sinta-se à vontade. Bjs!

      Excluir
  2. Oi Lene! Acabei de conhecer seu blog através de um link numa das comunidades de tradutores, achei seu trabalho muito bonito. Uma sugestão - porque não apresenta o seu trabalho na IV Conferência do ProZ, de 21 a 23 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro? Sei que oficialmente o período de Call for Papers encerrou no dia 5 de julho, mas não custa nada tentar! Maiores informações sobre a Conferência em http://www.proz.com/conference/323, onde está o e-mail para contato. Se não der para este ano, pelo menos no ano que vem! Beijos, PAUL W. DIXON, Tradutor PT/EN

    ResponderExcluir
  3. Olá Paul, tudo bem? Que bom que gostou do blog. Obrigada pela sugestão da Conferência mas provavelmente estarei do dia 25 a 27/09 em Santarém - PA, num evento da UFOPA. Enviei artigo para comunicação oral e se for aprovado irei para lá. Mas ano que vem quem sabe. Aproveitarei sua sugestão e divulgarei no blog a conferência. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lene, muito obrigado por ter divulgado a Conferência. Vou torcer para seu trabalho ser aceito na UFOPA mas, se não for, porque não passar na Conferência do ProZ, mesmo como participante? As inscrições de trabalhos encerraram no dia 5, mas as inscrições de participantes ainda estão abertas. Divulguei o seu blog na minha página pessoal (inclusive já foi "laicado") e na página da minha turma de Pedagogia-USP. Beijos, PAUL

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paul, fiquei tentada a ir mesmo, hehehehe. Mas, vamos esperar, o que tiver que ser, vai ser. Muito obrigada por divulgar o blog, sei que é bem simples, mas é feito com muito amor. Irei procurar sua página,quero conhecer seu trabalho. Beijo!

      Excluir

Comenta vai? Contribua com este Blog. Desde já obrigada!!!