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sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como Estrelas na Terra!


Assistir o filme "Taare Zameen Par" (Como Estrelas na Terra) foi um momento ímpar na minha vida. O filme foi presente de uma aluna do curso de pós-graduação, em abril de 2011. Ela chegou na sala e falou assim: "professora, eu assisti um filme tão lindo, eu só lembrava da senhora." Foi então que conheci a história do menino Ishaan, que tem dislexia. Chorei do começo ao fim. Um choro de emoção, de raiva, de desabafo. 

filme retrata muito bem a dura realidade das pessoas consideradas "diferentes" pela sociedade. Como professora de alunos com deficiência, vi meus alunos na figura de Ishaan, sem tirar nem por nada.  Tanto o lado da doçura e encantamento dele como tudo que ele sofreu dentro da escola e no seu ambiente familiar e social.

Vivo junto com meus alunos o preconceito e a dor que isso causa. E a inclusão, que tem como objetivo "torná-los todos iguais", infelizmente tem feito com que muitos alunos perdessem a vontade de estudar. Concordo com Antonio Feltrin (2007, p. 60) quando coloca que

Na tentativa de salvaguardar a igualdade de oportunidades, criaram–se escolas especiais, classes especiais dentro de escolas regulares, e tenta-se, agora, viabilizar o conceito de inclusão apenas misturando alguns “diferentes” aos “normais”, dentro de uma mesma sala. Misturando? Nem tanto. Colocando o diferente dentro, num canto da sala de aula. Aí ele se vira ou encontra alguém (e pode até ser o professor) que, por piedade, apenas se interessa por ele.


Vivo num país onde tem colegas que tem atitudes semelhantes aos professores do filme. Graças a Deus que entre eles, existem os verdadeiros professores, como aquele que "salvou" Ishaan. 

Lembro que assisti o filme bem na época do início das aulas do mestrado. Terminei de assistir mais ou menos por volta das 23h e às 3h da madrugada estava redigindo o meu primeiro artigo sobre a inclusão de alunos surdos. Não conseguia controlar a emoção, precisava descarregar no papel tudo o que o filme despertou em mim. Os olhos inchados pela manhã valeram muito à pena. 

Referência Bibliográfica:

FELTRIN, Antonio Efro. Inclusão social na escola: quando a pedagogia se encontra com a diferença. 3 ed. – São Paulo: Paulinas, 2007.


Site oficial do filme: http://www.taarezameenpar.com/

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